Edição nº 13
Setembro de 2025

7 de Setembro

Grito dos Excluídos, internacionalismo proletário e a luta pela soberania

O Grito dos Excluídos é organizado e mobilizado em diversas cidades brasileiras em resposta às comemorações do 7 de setembro.

2 de Setembro

EDITORIAL: Independência - de quem?

Neste 7 de Setembro, temos que questionar a Independência do Brasil – econômica, militar, política, diplomática? Sim. Mas principalmente devemos olhar criticamente para como a nossa classe vem lutando por sua independência política, construindo seus próprios instrumentos e se preparando para a luta final.

26 de Agosto

Planos de saúde lucram às custas do SUS e ignorando a regulamentação do setor

Com respaldo da Agência Nacional de Saúde e com forte influência em Brasília, os planos de saúde têm no SUS e nos benefícios do Estado os fiadores ideais para enfrentar a crise de seu financiamento.

25 de Agosto

PL da Devastação: vetos limitados, retrocessos mantidos

Os vetos propostos por Lula não evitam os retrocessos, pois o licenciamento ambiental segue enfraquecido e os biomas ameaçados, com base na lei aprovada.

24 de Agosto

Enquanto Lula destina parte do Fundo do Pré-Sal para assistência estudantil, lucros ficam com monopólios

A mudança na distribuição de recursos não impacta o montante dos valores do Fundo Social. Na verdade, a lei faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo governo, em acordo com o Congresso, que visam ajustar as contas públicas e cumprir com as metas fiscais.

23 de Agosto

EUA e China devem estender “trégua” na guerra comercial por mais 90 dias

As tréguas e negociações, portanto, não configuram soluções definitivas, mas sim momentos de respiro em um conflito estrutural e de longo prazo, marcado por assimetrias de poder e interesses incompatíveis.

22 de Agosto

Jones Manoel é ameaçado por neonazistas e responde: “Não temos tempo para ter medo!’

A ameaça, marcada por um discurso nazista e diversas ofensas racistas, foi recebida por e-mail e continha uma tentativa de extorsão e ameaças de morte. Dados pessoais e financeiros do militante também foram expostos na mensagem.

21 de Agosto

Brasil registra recorde de feminicídios e alta de violência policial contra crianças e adolescentes

O fortalecimento da militarização das polícias e o sucateamento de políticas destinadas à segurança e manutenção da vida afetam brutalmente mulheres e jovens negros que são invisibilizados e marginalizados.

20 de Agosto

As terras raras no brasil: o caso de Minaçu

A exploração do amianto e das terras raras expõe o entreguismo dos minerais estratégicos e as consequências ambientais, sustentado pela precarização do trabalho e pela promessa ilusória de desenvolvimento, enquanto cresce a necessidade de um projeto nacional sob controle dos trabalhadores.

19 de Agosto

Servidores Federais estão em mobilização pelo cumprimento dos acordos de greve e contra a Reforma Administrativa

Passado mais de um ano desde a última greve dos servidores das Instituições Federais de Ensino, o acordo negociado com o governo ainda não foi cumprido. Unidas entre si, entidades de representação dos servidores federais cobram os compromissos firmados pelo Ministério da Educação e mobilizam as bases para pressionar o governo.

19 de Agosto

Brasil e EUA realizarão exercícios militares na caatinga brasileira em meio a tarifaço de Trump

Entre 1º e 14 de novembro de 2025, o Brasil sediará exercícios militares conjuntos com os EUA em Pernambuco. Realizada em meio a tensões comerciais, operação expõe vulnerabilidades estratégicas do país ao permitir que tropas estrangeiras conheçam o território nacional.

18 de Agosto

O autoritarismo de Donald Trump e a erosão da democracia americana

Como as decisões arbitrárias e reacionárias de Trump podem acelerar o declínio do império estadunidense.

18 de Agosto

A farsa da “soberania nacional” do governo Lula

Enquanto o mercado externo se fecha, a burguesia “nacional” não investe em industrialização soberana nem em diversificação produtiva, pois seus interesses estão intrinsecamente ligados ao sistema imperialista e à manutenção da ordem vigente.