Segurança Pública

15 de Dezembro

PF investiga invasão de pistoleiros do agro que assassinou indígena Guarani-Kaiowá em Iguatemi (MS)

Enquanto burgueses, latifundiários e chefes de Estado negociam a natureza em espaços como a COP 30, o agronegócio brasileiro segue invadindo territórios e assassinando indígenas de todo país.

14 de Dezembro

Tramitação do PL Antifacção no Senado expõe contradições do governo Lula na segurança pública

A tramitação do PL Antifacção no Senado revela as contradições do governo Lula, que, ao adotar medidas punitivistas para responder à pressão política, reforça agendas da direita sem enfrentar as raízes do crime organizado.

9 de Dezembro

PL Antifacção: os riscos da proposta e a falsa polarização eleitoral

O Projeto de Lei (PL), lançado após a maior operação letal do Rio, intensifica a disputa política, mas mantém soluções punitivistas que podem ampliar o encarceramento sem reduzir o poder das facções.

4 de Dezembro

Por que homens matam mulheres no Brasil?

Enquanto uma onda de feminicídios repercute no Brasil, o que sustenta a violência de gênero é mantida e protegida por discursos reacionários e liberais.

24 de Novembro

A mobilização dos moradores da Penha e do Alemão na denúncia do terrorismo de Estado

Enquanto o Estado desumaniza o povo negro periférico, moradores dos complexos, sobretudo as mulheres, demonstram a força da organização da classe trabalhadora, que desde o início pressionou incansavelmente pelo fim da chacina.

7 de Novembro

Professora é assassinada horas após comparecer à delegacia para depor sobre desvio de verbas

A vítima foi a professora universitária Simone Marques da Silva, de 46 anos, assassinada a tiros horas depois de ir à Delegacia de Porto de Galinhas para participar de um inquérito que apura irregularidades envolvendo emendas parlamentares da Câmara Municipal de Ipojuca.

2 de Novembro

Guapimirim (RJ) e região avançam no armamento da Guarda Municipal e reconhecimento facial

O armamento da guarda municipal, que é agravado por uma série de elementos trazidos na PEC da Segurança Pública, só pode vir a aumentar a letalidade do Estado burguês, armando mais um setor com a justificativa de combate a delitos, o que na prática, não passa de repressão contra a classe trabalhadora sobretudo negra e periférica.

31 de Outubro

Necropsias das vítimas da chacina no Rio de Janeiro são realizadas de portas fechadas no IML

Defensoria Pública, comissões de direitos humanos, RAAVE e parlamentares denunciam impedimento de acompanhamento das perícias. Mais de cem corpos foram necropsiados apenas com a presença do Ministério Público e da Polícia Civil — os mesmos órgãos que propuseram e executaram a operação que resultou na chacina nos Complexos da Penha e do Alemão.

31 de Outubro

Movimentos realizam ato no RJ contra “Gratificação Faroeste” e Governador anuncia veto

O ato, realizado como resposta à aprovação da “Gratificação Faroeste” pela ALERJ, parou o trânsito em direção ao Palácio Guanabara. Após pressão das ruas, intensificada por questionamentos da Defensoria Pública, MPF e STF, Castro anunciou recuo.

29 de Outubro

Chacina no Rio de Janeiro é a maior registrada na história; nº de mortes passa de 130

Sob comando de Cláudio Castro (PL), a operação, realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, mobilizou mais de 2500 agentes e deixou 132 mortos até o momento. Mais da metade dos corpos foram resgatados por moradores em área de mata próxima ao Complexo da Penha.

Página anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 6
  • Próxima página