Segurança Pública

7 de Novembro

Professora é assassinada horas após comparecer à delegacia para depor sobre desvio de verbas

A vítima foi a professora universitária Simone Marques da Silva, de 46 anos, assassinada a tiros horas depois de ir à Delegacia de Porto de Galinhas para participar de um inquérito que apura irregularidades envolvendo emendas parlamentares da Câmara Municipal de Ipojuca.

2 de Novembro

Guapimirim (RJ) e região avançam no armamento da Guarda Municipal e reconhecimento facial

O armamento da guarda municipal, que é agravado por uma série de elementos trazidos na PEC da Segurança Pública, só pode vir a aumentar a letalidade do Estado burguês, armando mais um setor com a justificativa de combate a delitos, o que na prática, não passa de repressão contra a classe trabalhadora sobretudo negra e periférica.

31 de Outubro

Necropsias das vítimas da chacina no Rio de Janeiro são realizadas de portas fechadas no IML

Defensoria Pública, comissões de direitos humanos, RAAVE e parlamentares denunciam impedimento de acompanhamento das perícias. Mais de cem corpos foram necropsiados apenas com a presença do Ministério Público e da Polícia Civil — os mesmos órgãos que propuseram e executaram a operação que resultou na chacina nos Complexos da Penha e do Alemão.

31 de Outubro

Movimentos realizam ato no RJ contra “Gratificação Faroeste” e Governador anuncia veto

O ato, realizado como resposta à aprovação da “Gratificação Faroeste” pela ALERJ, parou o trânsito em direção ao Palácio Guanabara. Após pressão das ruas, intensificada por questionamentos da Defensoria Pública, MPF e STF, Castro anunciou recuo.

29 de Outubro

Chacina no Rio de Janeiro é a maior registrada na história; nº de mortes passa de 130

Sob comando de Cláudio Castro (PL), a operação, realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, mobilizou mais de 2500 agentes e deixou 132 mortos até o momento. Mais da metade dos corpos foram resgatados por moradores em área de mata próxima ao Complexo da Penha.

20 de Outubro

PL 1283/2025: um novo ataque imperialista disfarçado de projeto de segurança pública

Formulado para enquadrar facções como PCC e CV como terroristas, o PL 1283/2025 aprofunda a militarização da segurança pública e reforça a ingerência dos EUA no Brasil.

7 de Outubro

Gratificação Faroeste: o retorno de uma política que aprofunda o extermínio em periferias

ALERJ reabre um capítulo sombrio da história fluminense. A medida aprovada resgata uma lógica com efeitos devastadores: o aumento da letalidade policial e o fortalecimento de grupos de extermínio dentro das corporações.

2 de Outubro

Polícia Militar da Bahia assassina dois adolescentes em Salvador

Assassinatos cometidos por policiais militares em Salvador batem recorde histórico. As armas utilizadas em seus crimes são compradas de Israel pelo governo do estado da Bahia.

1 de Outubro

Mães do Curió desafiam a impunidade do Estado no Ceará

O caso, assim como diversas chacinas orquestradas pela polícia militar, demonstra a real função dessa instituição: o extermínio da população pobre e periférica, majoritariamente negra, e repressão contra movimentos populares que visem criticar a ordem burguesa vigente.

26 de Setembro

Vítimas da Chacina de Acari terão certidão de óbito retificadas por "violência do Estado"

CNJ determinou, 35 anos após os desaparecimentos forçados, a retificação. Decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condenou o Estado brasileiro também inclui medidas de reparação histórica, financeira e psicológica às famílias das vítimas.

Página anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 5
  • Próxima página