Congresso derruba vetos e ressuscita PL da Devastação, maior retrocesso ambiental em mais de 40 anos
Derrubada dos vetos aprofunda insegurança jurídica, ameaça territórios e acelera a devastação ambiental.

Congresso derruba vetos e ressuscita PL da Devastação, maior retrocesso ambiental em mais de 40 anos
Derrubada dos vetos aprofunda insegurança jurídica, ameaça territórios e acelera a devastação ambiental.

Senado aprova PEC da Morte, minando demarcações de Terras Indígenas de todo o país
A PEC 48/2023, que estabelece o Marco Temporal, coloca em risco os Territórios Indígenas já demarcados e inviabiliza novas demarcações, abrindo as portas para novos casos de violência por milícias rurais.

COP30: um balanço de promessas vazias diante de uma crise sem enfrentamento real
O encontro global amplia mecanismos de mercado, neutraliza críticas profundas e evita o debate central: a urgência de romper com um sistema ecologicamente impossível e socialmente devastador.

Cúpula dos Povos entrega carta final a presidência da COP 30
O documento denuncia a financeirização da natureza, mas evita temas centrais como o mercado de carbono, políticas do governo Lula e contradições internas do ambientalismo institucional.

Crimes ambientais revelam a destruição que o agronegócio impõe sobre o Paraná
Agronegócio explora a população e o meio ambiente do estado a ponto de instaurar calamidades aceleradas pelo governo de Ratinho Jr (PSD).

Indígenas Tupinambá lutam pela demarcação de seu território no Sul da Bahia
Em resistência contra os magnatas do turismo e do agronegócio, a busca de mais de 20 anos pela demarcação da TI Tupinambá de Olivença depende agora apenas da assinatura do presidente Lula.

Trabalho escravo: Pecuária lidera resgates no Brasil e abastece gigantes multinacionais
Séculos após a abolição, a escravidão persiste no agronegócio brasileiro, beneficiando gigantes como JBS com a conivência do Estado, enquanto a maioria dos resgatados continua sendo a população negra.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre: a nova espoliação da natureza
O Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) representa a financeirização da natureza em sua forma mais pura: um mecanismo que converte a floresta em commodity, transformando-a em ativo especulativo que circula nos mercados financeiros, enquanto apenas uma fração ínfima dos rendimentos é destinada, como esmola, a projetos de conservação.

Agronegócio manobra para esvaziar Plano Clima e manter Brasil como maior poluidor
O chamado Plano Clima, roteiro elaborado para analisar e colocar em prática medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, vem sendo alvo do agronegócio por suas pretensões em relação à descarbonização da economia.

A contradição das Energias Limpas e o potencial perdido da Caatinga
Resultados de 4 estudos demonstram que a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, é capaz de capturar grandes quantidades de gases do efeito estufa. Mas tanto o bioma quanto a população vêm sofrendo com os impactos de empreendimentos de energias renováveis.