Como as Big Techs aprofundam a seca no Nordeste
No Nordeste, promessa de inovação esconde disputa por recursos vitais e impactos irreversíveis.
Como as Big Techs aprofundam a seca no Nordeste
No Nordeste, promessa de inovação esconde disputa por recursos vitais e impactos irreversíveis.
Ataque aos direitos indígenas: Senado aprova exploração mineral em Terras Indígenas
Aprovada pelo Senado, a exploração mineral em Terras Indígenas intensifica a vulnerabilidade das comunidades, ameaça a biodiversidade e legitima práticas predatórias em territórios historicamente desprotegidos.
PL da Devastação: vetos limitados, retrocessos mantidos
Os vetos propostos por Lula não evitam os retrocessos, pois o licenciamento ambiental segue enfraquecido e os biomas ameaçados, com base na lei aprovada.
As terras raras no brasil: o caso de Minaçu
A exploração do amianto e das terras raras expõe o entreguismo dos minerais estratégicos e as consequências ambientais, sustentado pela precarização do trabalho e pela promessa ilusória de desenvolvimento, enquanto cresce a necessidade de um projeto nacional sob controle dos trabalhadores.
IV Marcha das Mulheres Indígenas mobiliza milhares em Brasília e denuncia PL da devastação no Congresso
Em mobilização massiva, mulheres indígenas denunciaram o PL 2159/2021, considerado o maior retrocesso na legislação ambiental desde a ditadura militar. Enquanto isso, o governo federal recua cada vez mais do compromisso com a pauta ambiental, se recusando a vetar integralmente a proposta.
Recursos públicos às feiras do agro aumentaram em 300%
Segundo denúncia feita pelo TCE-AC, as edições da EXPOACRE em Rio Branco e Cruzeiro do Sul aumentaram significativamente em relação ao ano passado, órgão expõe a preocupação desses investimentos em momento de crise ambiental e surto de sarampo.
Lula veta apenas parcialmente o PL da devastação, ignorando apelos de ambientalistas
Veto parcial de Lula ao PL do Licenciamento Ambiental consolida retrocessos, ignora a ciência e amplia ameaças aos povos tradicionais e ao meio ambiente.
Em meio a Semana Camponesa em Defesa da Reforma Agrária, assentamento do MST é atacado em Itabela (BA)
Milícias rurais armadas avançam no extremo-sul do estado, intimidando e ameaçando as famílias assentadas no momento de avanço de suas lutas pela reforma agrária popular.
Vereadores de Ilhéus (BA) buscam ataque ao meio ambiente com retorno das obras do Porto Sul, o “Belo Monte da Bahia”
O que parece um avanço na geração de empregos e um passo importante na redução da nossa dependência na infraestrutura rodoviária esconde a devastação do meio ambiente, o desrespeito às comunidades locais e o reforço da dependência econômica ao agronegócio e à mineração.
Conferências Pré-COP 30 e o colapso climático como negócio
As movimentações até aqui revelam os interesses da burguesia nacional e internacional na exploração dos recursos naturais na América Latina, disputado por setores do governismo pautando a falsa solução do desenvolvimento sustentável e do capitalismo verde como saídas para as mudanças climáticas.