Opinião

15 de Janeiro

Greve dos petroleiros: conquistas reais?

O desfecho da greve de dezembro de 2025 da Petrobrás aponta falência do sindicalismo institucional.

4 de Janeiro

Um convite ao embate: resposta ao SINDUECE

São, hoje, na UECE os estudantes a principal força auxiliar em todas as mobilizações propostas pelo SINDUECE. Cabe soltar suas mãos e se esconderem em cima do muro nesse momento? Não existe combinação entre classismo e corporativismo.

16 de Novembro

O que o fracasso do BNH nos ensina sobre a Reforma Administrativa

A análise do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criados sob o regime militar, serve como um precedente histórico fundamental para entender os impactos da proposta de flexibilização da estabilidade do servidor público.

8 de Novembro

Lobby das Autoescolas: o tiro saiu pela culatra?

Mais uma vez os centros de formação utilizam de falso debate para demonstrar sua indignação com a proposta do Ministério dos Transportes que visa a revogação de resoluções que tratam do processo de formação de condutores, encontrando-se em estágio de consulta pública.

25 de Outubro

Um deserto de ideias: sobre a campanha por uma mulher negra no STF

A bandeira mínima do movimento comunista sobre o sistema de justiça brasileiro é uma disputa aberta para o estabelecimento de eleições periódicas e mandatos revogáveis para todos postos de comando em poderes públicos, inclusive em todos os tribunais, onde os juízes serão eleitos pelo povo.

21 de Agosto

UFS se curva ao vereador bolsonarista Lúcio Flávio (PL)

Estamos observando um caso grave: ao cancelar a prova de redação do vestibular EAD, a UFS cedeu de forma vergonhosa às bravatas do bolsonarismo e à cartilha “anti-doutrinação” da extrema-direita, sem apresentar justificativa e respostas concretas para os vestibulandos.

3 de Agosto

A quem serve a cautela? Uma resposta à análise do boicote à Boiler Room

Manter a Boiler Room funcionando sob essas condições é que é o verdadeiro presente para a KKR: um ativo cultural "progressista" que gera lucro e legitima o portfólio de seus donos, neutralizando a crítica radical com uma performance de solidariedade.

31 de Julho

A quem serve o boicote à Boiler Room?

Há incontáveis formas de pensar boicote a produtoras e agentes que financiam o sionismo direta ou indiretamente, mas para que possamos ter um movimento eficaz e coerente desde as favelas brasileiras até as vielas de Gaza, é necessário dialogar com os trabalhadores e construir junto deles.

4 de Julho

A aposta do Bolsonaro “paz e amor”

Ao abrir mão do seu principal ativo político, que é ser o representante daqueles que entre o campo reacionário desejam a via da ruptura, Jair Bolsonaro pode acabar descobrindo que, na política, o caminho aparentemente mais seguro às vezes é o mais perigoso.

28 de Junho

O ingrato papel dos submissos

Os oportunistas como Arcary, que apenas vêem no horizonte as eleições, só podem cumprir o ingrato papel de submissos, aguardando um “giro” e desarmando os trabalhadores sob o pretexto do combate ao fascismo.

Página anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • Próxima página