Opinião

3 de Agosto

A quem serve a cautela? Uma resposta à análise do boicote à Boiler Room

Manter a Boiler Room funcionando sob essas condições é que é o verdadeiro presente para a KKR: um ativo cultural "progressista" que gera lucro e legitima o portfólio de seus donos, neutralizando a crítica radical com uma performance de solidariedade.

31 de Julho

A quem serve o boicote à Boiler Room?

Há incontáveis formas de pensar boicote a produtoras e agentes que financiam o sionismo direta ou indiretamente, mas para que possamos ter um movimento eficaz e coerente desde as favelas brasileiras até as vielas de Gaza, é necessário dialogar com os trabalhadores e construir junto deles.

4 de Julho

A aposta do Bolsonaro “paz e amor”

Ao abrir mão do seu principal ativo político, que é ser o representante daqueles que entre o campo reacionário desejam a via da ruptura, Jair Bolsonaro pode acabar descobrindo que, na política, o caminho aparentemente mais seguro às vezes é o mais perigoso.

28 de Junho

O ingrato papel dos submissos

Os oportunistas como Arcary, que apenas vêem no horizonte as eleições, só podem cumprir o ingrato papel de submissos, aguardando um “giro” e desarmando os trabalhadores sob o pretexto do combate ao fascismo.

27 de Junho

O Partido Democrata não quer, mas terá um social-democrata na disputa por Nova York

Com um discurso anti-imperialista e foco no custo de vida, Mamdani mobiliza a classe trabalhadora enquanto enfrenta a hostilidade aberta de republicanos e da velha guarda democrata.

8 de Junho

Aportes marxistas à questão ambiental

O interesse da burguesia, pela própria lógica do capital, é mercantilizar o meio ambiente e extrair os recursos naturais da forma mais predatória possível para aumentar seu lucro. Isso afeta diretamente a existência das pessoas que não têm meios de fugir dos problemas climáticos decorrentes dessa atuação violenta.

6 de Junho

A criminalização da cultura periférica no Brasil

A prisão de MC Poze e a perseguição de Oruam são parte de uma luta tenaz da burguesia brasileira em efetivar o desejo de seus antepassados, que promoveram a ideologia do branqueamento, disfarçando-a anos depois com a máscara da “democracia racial”.

1 de Junho

No mês do orgulho, a bandeira LGBT também é a bandeira da Palestina

Isso é indissociável porque o internacionalismo proletário une todos os trabalhadores oprimidos no mundo em uma luta unificada contra o capitalismo – o imperialismo – e suas expressões opressoras de classe, gênero, cor, sexualidade, etc.

30 de Maio

Oportunismo: doença senil da majoritária da UNE

Havendo passado mais da metade do mandato, o que há é a manutenção, no essencial, do projeto econômico da extrema-direita, com pequenos alívios e maquiagens.

29 de Maio

A “uberização” do profissional de educação física

A ilusão de ser “dono do próprio negócio” ou “empresário de si mesmo” esbarra na dura realidade da competição selvagem e da estagnação dos valores praticados, dada a saturação do mercado com o aumento de profissionais registrados no setor.

Página anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • Próxima página