Ciência e Tecnologia agonizam com austeridade fiscal
Para se manter funcionando até dezembro, Unidades de Pesquisa e Ministério da Ciência e Tecnologia anunciam medidas drásticas.
Ciência e Tecnologia agonizam com austeridade fiscal
Para se manter funcionando até dezembro, Unidades de Pesquisa e Ministério da Ciência e Tecnologia anunciam medidas drásticas.
Prefeito rechaça Tarifa Zero em Belo Horizonte
Damião ameaça o avanço da gratuidade dos ônibus em BH e, como alternativa, aposta em subsídios federais, cobrando a aprovação do Marco Legal do Transporte Público na Câmara dos Deputados.
Planos de saúde lucram às custas do SUS e ignorando a regulamentação do setor
Com respaldo da Agência Nacional de Saúde e com forte influência em Brasília, os planos de saúde têm no SUS e nos benefícios do Estado os fiadores ideais para enfrentar a crise de seu financiamento.
EUA e China devem estender “trégua” na guerra comercial por mais 90 dias
As tréguas e negociações, portanto, não configuram soluções definitivas, mas sim momentos de respiro em um conflito estrutural e de longo prazo, marcado por assimetrias de poder e interesses incompatíveis.
Privatização da DESO: Um ano de mercantilização e degradação do saneamento
Demissões, aumento de tarifa e problemas de infraestrutura e distribuição marcam o primeiro ano do saneamento privatizado.
Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) é afastado por suspeita de corrupção
Operação da PF joga luz sobre uma intrincada rede composta por burgueses, mandatos e servidores públicos, dedicados a desviar dinheiro de contratos com a administração pública.
Privatizações e contratos sem licitação viram marca do governo Ratinho Junior (PSD)
Em meio a contratos sem licitação, negação ao debate público e relações escusas, Ratinho Jr entrega a soberania e a privacidade de paranaenses ao setor privado.
O autoritarismo de Donald Trump e a erosão da democracia americana
Como as decisões arbitrárias e reacionárias de Trump podem acelerar o declínio do império estadunidense.
A farsa da “soberania nacional” do governo Lula
Enquanto o mercado externo se fecha, a burguesia “nacional” não investe em industrialização soberana nem em diversificação produtiva, pois seus interesses estão intrinsecamente ligados ao sistema imperialista e à manutenção da ordem vigente.
Brasil reforça sua dependência tecnológica nas mãos das Big Techs americanas
Estudo da USP e da UnB revela gastos de em torno de R$ 10 bilhões em tecnologia proprietária somente no último ano, uma mancha no meio do discurso governista de “soberania nacional” para o país que já foi símbolo mundial no uso e desenvolvimento de software livre.