Edição nº 17
Janeiro de 2026

6 de Janeiro

Greve nas maiores bases da categoria: contra o arrocho salarial e a retirada de direitos

A convergência de movimentos paredistas em estatais aponta para um momento de intensas lutas de classes no Brasil, que não está restrito a essas categorias, isoladamente, mas reflete um descontentamento mais amplo com a condução de setores fundamentais da economia pelo governo Lula.

3 de Janeiro

EDITORIAL: Um ano novo de velhos problemas

Entramos em 2026 lidando com problemas que conhecemos há décadas e a generalização da violência na sociedade tem sua origem na luta de classes, e é vista também no plano internacional nos conflitos crescentes entre países, prelúdio para uma guerra imperialista generalizada.

17 de Dezembro

O triste destino dos Mura e a inevitável exploração de potássio em Autazes (AM)

Frente Amazônica alerta para acordo de universidade e instituto federal com mineradora para projeto de exploração de potássio em Autazes (AM), que afeta diretamente o território dos Mura.

17 de Dezembro

Ato por liberdade sindical marca o segundo dia da greve petroleira em Duque de Caxias

Os petroleiros da REDUC realizaram hoje (16) um ato por liberdade sindical e pela construção de um ACT que atenda às demandas da categoria. Cenas de violência policial contra sindicalistas motivaram a chamada do ato.

16 de Dezembro

Ministério do Trabalho protege empresas flagradas em fiscalização contra o trabalho escravo

Em decisão sem precedentes, ministro Luiz Marinho avoca processos e barra entrada de grandes grupos empresariais na "Lista Suja" do trabalho escravo, gerando crise institucional e protestos de fiscais e entidades.

15 de Dezembro

PF investiga invasão de pistoleiros do agro que assassinou indígena Guarani-Kaiowá em Iguatemi (MS)

Enquanto burgueses, latifundiários e chefes de Estado negociam a natureza em espaços como a COP 30, o agronegócio brasileiro segue invadindo territórios e assassinando indígenas de todo país.

15 de Dezembro

Classe trabalhadora italiana se levanta contra o orçamento de Meloni

As greves gerais na Itália demonstram que a classe trabalhadora italiana organizada rejeita o pacto de austeridade e guerra imposto pelo governo Meloni. A oposição aos cortes, à guerra e ao genocídio do povo palestino formam uma só frente de luta.

14 de Dezembro

Tramitação do PL Antifacção no Senado expõe contradições do governo Lula na segurança pública

A tramitação do PL Antifacção no Senado revela as contradições do governo Lula, que, ao adotar medidas punitivistas para responder à pressão política, reforça agendas da direita sem enfrentar as raízes do crime organizado.

14 de Dezembro

2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver: Gênero, raça e resistência nas ruas

Estiveram na marcha deste ano mais de 300 mil mulheres de todo o país, além de representantes de outros 40 países, que chegaram à Esplanada dos Ministérios para uma das maiores e mais importantes mobilizações políticas do movimento negro da última década.

13 de Dezembro

Crise dos Correios reacende campanha privatista

Diante das alegações de rombo fiscal da empresa, setores da burguesia se aproveitam para defender a privatização dos Correios. Uma das maiores empresas postais do mundo, a estatal é fundamental para garantir entregas em todo o território brasileiro.

13 de Dezembro

Fraude no Banco Master revela como o Estado é refém do sistema financeiro

O caso apresenta um traço político essencial, a saber, o entrelaçamento entre banqueiros, investidores bilionários e poder político. As investigações apontam para redes de influência, financiamento e alianças que atravessam governos, grupos econômicos e aparelhos de Estado.

10 de Dezembro

Como o Saúde Caixa foi alinhado à agenda de privatização

Sem discussão com a categoria, Contraf-CUT aprova documento em que trabalhadores custeiam parte do plano de saúde caso recebam valores indenizatórios de qualquer ordem.

10 de Dezembro

Mesmo com desfinanciamento, universidades públicas são as melhores do país em ranking

Edição anual do Ranking Universitário da Folha de São Paulo ainda evidenciou as defasagens de universidades de massa onde a maioria trabalhadora precisa estudar.

4 de Dezembro

Por que homens matam mulheres no Brasil?

Enquanto uma onda de feminicídios repercute no Brasil, o que sustenta a violência de gênero é mantida e protegida por discursos reacionários e liberais.