Edição nº 15
Novembro de 2025

1 de Novembro

EDITORIAL: Os rumos da luta de classes no Brasil

Do ponto de vista dos trabalhadores, qualquer estratégia, para merecer esse nome, precisa, no mínimo, apontar um caminho para derrotar os inimigos, rompendo com a utopia de fazer gestão social e diplomática da barbárie capitalista e imperialista.

31 de Outubro

Movimentos realizam ato no RJ contra “Gratificação Faroeste” e Governador anuncia veto

O ato, realizado como resposta à aprovação da “Gratificação Faroeste” pela ALERJ, parou o trânsito em direção ao Palácio Guanabara. Após pressão das ruas, intensificada por questionamentos da Defensoria Pública, MPF e STF, Castro anunciou recuo.

27 de Outubro

Trabalho escravo: Pecuária lidera resgates no Brasil e abastece gigantes multinacionais

Séculos após a abolição, a escravidão persiste no agronegócio brasileiro, beneficiando gigantes como JBS com a conivência do Estado, enquanto a maioria dos resgatados continua sendo a população negra.

27 de Outubro

Fundo Florestas Tropicais para Sempre: a nova espoliação da natureza

O Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) representa a financeirização da natureza em sua forma mais pura: um mecanismo que converte a floresta em commodity, transformando-a em ativo especulativo que circula nos mercados financeiros, enquanto apenas uma fração ínfima dos rendimentos é destinada, como esmola, a projetos de conservação.

25 de Outubro

Agronegócio manobra para esvaziar Plano Clima e manter Brasil como maior poluidor

O chamado Plano Clima, roteiro elaborado para analisar e colocar em prática medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, vem sendo alvo do agronegócio por suas pretensões em relação à descarbonização da economia.

25 de Outubro

Governo Lula prevê reajuste zero para Bolsa Família em 2026

Mantendo a lógica da meta de déficit zero, o governo federal mantém congelados por mais um ano os valores pagos no Bolsa Família.

24 de Outubro

Ocupação israelense descumpre o ‘cessar-fogo’ e coloca dúvidas sobre o fim do genocídio

Ao aceitar o cessar-fogo e descumpri-lo logo em seguida, a ocupação israelense acabou desmascarada: o Hamas cumpriu o acordo, enquanto Israel mostrou ao mundo que não cessará o genocídio por livre vontade.

24 de Outubro

Sem mudanças estruturais na economia, Brasil deve continuar com péssimos empregos

O modelo de juros altos e de austeridade fiscal é funcional a uma economia primário-exportadora e financeirizada, que depende de capitais de curto prazo e da exportação de commodities para manter-se minimamente estável. Enquanto o país permanecer preso a esse padrão, qualquer tentativa de reduzir a Selic de forma sustentada enfrentará resistência dos agentes financeiros e risco de fuga de capitais.

23 de Outubro

A contradição das Energias Limpas e o potencial perdido da Caatinga

Resultados de 4 estudos demonstram que a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, é capaz de capturar grandes quantidades de gases do efeito estufa. Mas tanto o bioma quanto a população vêm sofrendo com os impactos de empreendimentos de energias renováveis.

23 de Outubro

Trabalhadores da Casa Bom Samaritano protestam contra abandono em Londrina

O protesto, marcado por faixas e palavras de ordem, foi convocado pelo Senalba – Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Norte do Paraná, que vem acompanhando o caso e denunciando as irregularidades cometidas pela direção da entidade e pelo poder público municipal.

21 de Outubro

Número de matrículas em cursos EaD supera o de cursos presenciais no Brasil

Dados do Censo da Educação Superior apontam que no último ano 50,7% das matrículas no Ensino Superior foram no formato de Ensino à Distância (EaD) e indicam que a expansão da rede privada possui forte ligação com o crescimento do EaD.

20 de Outubro

PL 1283/2025: um novo ataque imperialista disfarçado de projeto de segurança pública

Formulado para enquadrar facções como PCC e CV como terroristas, o PL 1283/2025 aprofunda a militarização da segurança pública e reforça a ingerência dos EUA no Brasil.

13 de Outubro

Aposenta-se do STF, Luís Roberto Barroso, um inimigo dos trabalhadores

Com histórico lavajatista e punitivista, e representante fiel dos interesses das elites do país, Barroso soube reposicionar sua imagem durante os anos, conquistando a simpatia dos setores social-liberais e governistas.