Jagunços continuam incendiando a Ocupação Marielle Franco
Na última quarta (18/09), moradores da ocupação no sul do Amazonas, vivenciaram mais um incêndio a mando de fazendeiros, que devastou plantações e mais uma casa.
Jagunços continuam incendiando a Ocupação Marielle Franco
Na última quarta (18/09), moradores da ocupação no sul do Amazonas, vivenciaram mais um incêndio a mando de fazendeiros, que devastou plantações e mais uma casa.
Acampamento Marielle Vive sofre com incêndio, mas Polícia Militar agride moradores ao ser chamada para auxiliar os Bombeiros
Na noite do último sábado (31/08), enquanto um incêndio ocorria na mata vizinha ao acampamento Marielle Vive em Valinhos (SP), policiais invadiram o acampamento e agrediram moradores. Ainda não se sabe o que iniciou o incêndio.
Atos do Dia da Amazônia marcam a luta contra a destruição ambiental e em defesa dos povos da floresta
No dia 5 de setembro, movimentos sociais de diversos estados saíram às ruas para protestar em defesa da Amazônia, levantando a bandeira contra a exploração dos rios, as queimadas e pela soberania dos povos tradicionais.
Em meio ao intenso fogo na Amazônia, jagunços pioram a situação incendiando Ocupação Marielle Franco
Grileiros da “fazenda palotina” atearam fogo na casa de liderança da Ocupação Marielle Franco, sul do Amazonas, e o fogo se alastrou a plantações de moradores. O exército e a Polícia Federal estavam presentes na fazenda e ignoraram todos os pedidos de ajuda e assumiram uma postura de cúmplice.
Seca e exploração: como o modelo econômico predatório agrava a crise na Amazônia
No Brasil, a degradação ambiental pelo agronegócio perpassa as relações de exploração no campo que foram mais calcadas a partir da intensificação da concentração de terras, a monocultura e a exportação de produtos primários resultados da crise do capitalismo acirrada em 2008.
Ocupação Marielle Franco: Um conflito silenciado na região Amacro
Paulo Sérgio, uma das lideranças da ocupação Marielle Franco, depois de dois meses de sua soltura em prisão preventiva, em uma entrevista ao O Futuro, conta sobre os conflitos de terra da região Amacro e sobre sua intensa luta.
Índices de violência alcançaram maiores marcas registradas em 2023
Os dados revelam um aumento adicional de 8% nos conflitos gerais no campo e no trabalho escravo em comparação ao ano anterior, alcançando o maior número já documentado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com um total de 2.203 ocorrências e envolvendo mais de 950 mil pessoas.
Senado votará hoje PEC da Morte que estabelece Marco Temporal
A PEC será discutida hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Se aprovada, essa PEC colocará em risco os Territórios Indígenas já demarcados e praticamente inviabilizará futuras demarcações, exacerbando conflitos e violências contra os povos indígenas.