Mar de soja, queimadas e manifestações populares em Santarém
A cidade de Santarém, no Pará, enfrenta uma crise ambiental grave, com queimadas intensas, resultado do desmatamento causado pela expansão do agronegócio, especialmente da soja.
Mar de soja, queimadas e manifestações populares em Santarém
A cidade de Santarém, no Pará, enfrenta uma crise ambiental grave, com queimadas intensas, resultado do desmatamento causado pela expansão do agronegócio, especialmente da soja.
Acordo comercial entre grupo peruano e estatal chinesa no Amazonas desvia debate sobre preservação ambiental
Fake news divulgaram equivocadamente a venda da maior reserva de urânio do Brasil à estatal chinesa, porém não foram levantados desdobramentos em termos de preservação de desmatamento e exploração do minério.
Mineração ameaça a vida da população amazônica
As sub-bacias dos rios Tapajós e Xingu, no Pará, e Mucajaí e Uraricoera, em Roraima, estão entre as áreas mais afetadas pela contaminação por mercúrio. Essas regiões, que abrigam comunidades indígenas ameaçadas pelo garimpo ilegal, apresentam riscos de contaminação acima dos níveis seguros.
Governadores do Acre e Pará entregam a floresta ao mercado de carbono
Com diálogos bem desvirtuados e pouca transparência às comunidades indígenas, contratos milionários para venda de créditos de carbono são conduzidos com gigantes globais como Amazon e Bayer.
O Agronegócio e o trabalho escravo no Brasil
Em outubro, o Ministério do Trabalho divulgou a ‘lista suja’ de empresários e estabelecimentos que submetem trabalhadores e trabalhadoras a condições análogas a escravidão. Entre os nomes está o do cantor sertanejo e latifundiário Leonardo.
Seca no Rio Negro: Impactos ambientais e humanitários
Nas últimas semanas, o Rio Negro, maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, registrou seu nível mais baixo da história, atingindo 12,55 metros. A seca extrema tem causado impactos devastadores para a população local e para o ecossistema da região.
O “Novo Pré-Sal” na Foz do Amazonas: Riqueza estratégica ou ameaça ambiental?
A Petrobras tem manifestado interesse crescente na exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas na Foz do Amazonas. No entanto, o empreendimento pode afetar irreversivelmente ricos ecossistemas únicos no mundo e várias comunidades locais.
Aneel aprova concessão da Amazonas Energia com repasse de R$ 14 bilhões para as contas de luz
Decisão foi tomada após decisão judicial e aprovação unilateral do diretor da Aneel. A transferência ocorreu devido à má gestão anterior e à Medida Provisória 1.232/24, resultando em um repasse bilionário aos consumidores.
BR 319: Latifundiários incendeiam a Amazônia e Governo Federal joga a gasolina
A decisão enfrenta críticas de movimentos populares e socioambientais, que alertam para o risco de o empreendimento agravar as queimadas na floresta amazônica e intensificar a estiagem nos rios da região.
Seca do Rio Marupá: impactos do garimpo e a omissão do Estado
No início de setembro, o Rio Marupá, afluente do rio Tapajós, sofreu uma seca completa. O fato ocorre após crescente degradação ambiental na região e afeta diretamente comunidades como a do povo indígena Munduruku, que depende do rio para sua alimentação e deslocamento.