Majoritária da UNE escolta sionistas e barra Oposição

Estudantes da oposição são impedidos de participar do 60º CONUNE, em Goiânia (GO), por parte da majoritária da entidade, que utiliza de táticas rasteiras.

19 de Julho de 2025 às 19h00

60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), em Goiânia (GO). Foto: Jornal O Futuro.

O 60° Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) acontece em Goiânia (GO) durante os dias 16 a 20 de Julho. Durante esses dias, milhares de estudantes que saíram de todos os estados do Brasil e se prepararam para participar do congresso debatem os rumos do movimento estudantil brasileiro.

Na tarde de sábado (19/07), durante o início da plenária final, numa tentativa de impedir a oposição de participar do espaço, a União da Juventude Socialista (UJS), juventude do PCdoB, de forma burocrática, queria fragmentar o campo da oposição dentro da plenária para mascarar o seu real tamanho. Enquanto isso, permitiram a entrada da União da Juventude Livre (UJL), juventude de direita, carregando com eles bandeiras de Israel sob a escolta da majoritária.

60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), em Goiânia (GO). Foto: Jornal O Futuro.

Reagindo a essa manobra, as juventudes que compõem o campo da oposição se manifestaram do lado de fora da arena, demonstrando como a majoritária da UNE está utilizando a máquina da entidade para impedir que estudantes participem do maior congresso estudantil do país.

Esse cenário não é novidade no movimento estudantil: a oposição vem denunciando as práticas antidemocráticas da majoritária da UNE e pautando a necessidade de uma entidade que de fato represente as bases e não se utilize de formas burocráticas de silenciamento de milhares de estudantes.