PCBR realiza lançamento da 14º edição da Revista Comunista Internacional

Para fortalecer a integração ideológica no movimento comunista, a 14º edição da Revista Comunista Internacional explora temas centrais dos Partidos Comunistas em todo o mundo.

11 de Fevereiro de 2026 às 21h00

Mesa sobre “Guerra imperialista e o papel dos Partidos Comunistas” no lançamento da RCI nº 14. São Paulo. Foto: Jornal O Futuro.

Por Filgueira

Com evento no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), em São Paulo, o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), em uma mesa sobre “Guerra imperialista e o papel dos Partidos Comunistas” (disponível no canal do PCBR no YouTube na seção de “Ao vivo”), lançou a edição nº 14 da Revista Comunista Internacional (RCI), que traz uma leitura das questões ideológicas centrais no seio do Movimento Comunista Internacional (MCI). A RCI é o esforço de diversos Partidos Comunistas e Operários na construção e consolidação de uma unidade ideológica que seja capaz de aglutinar as leituras e acúmulos de diversos partidos marxistas-leninistas do mundo todo na edificação das condições subjetivas para a revolução socialista.

O internacionalismo proletário não se reduz às lutas em solidariedade aos povos (ainda que tenham nelas elementos centrais), mas também exige tomar a luta dos trabalhadores no mundo todo em perspectiva, o que inclui intervir na formulação e na organização do movimento comunista em todos os países. Com isso em mente, o XVII Congresso Extraordinário do Partido Comunista Brasileiro - Reconstrução Revolucionária aprovou a construção ativa do PCBR no campo marxista-leninista e a busca pela participação do Partido na Revista Comunista Internacional.

O desenvolvimento do Movimento Comunista Internacional desde a contrarrevolução na União Soviética e no Leste Europeu tem passado por inúmeras dificuldades. O rebaixamento ideológico e o liquidacionismo, as alianças com a social-democracia e a participação nos governos burgueses, o abandono da teoria leninista do imperialismo e da organização são só alguns dos pontos que demonstram o enfraquecimento dos Partidos Comunistas, de forma geral, e do MCI, tomado como o movimento articulado dessas partes.

O PCBR está entre os partidos que buscam conhecer cientificamente as leis do desenvolvimento capitalista e, dessa forma, intervir na luta de classes com um rumo estratégico claro e explícito: a Revolução Socialista em nosso país. Apenas um Partido Comunista ideologicamente preparado e experiente nas lutas de classes pode funcionar efetivamente como vanguarda da classe proletária em sua luta pelo poder do Estado.

A publicação da Revista Comunista Internacional no Brasil, traduzida para o português, é, então, um ponto de partida para uma maior integração dos comunistas, também no plano ideológico, aproximando os públicos lusófonos dos debates que hoje ocorrem entre os defensores do marxismo-leninismo no MCI. A edição de número 14 é a segunda edição traduzida para língua portuguesa, bem como a segunda tradução enviada para o Conselho Editorial da RCI.

Como apontado na apresentação à edição brasileira da edição 14, pelo Secretário-Geral do PCBR, Gabriel Lazzari:

“Esperamos, assim, não apenas familiarizar o leitor com o conteúdo dos artigos, mas recriar a tradição da RCI no Brasil, uma tarefa que cabe ao PCBR. Entendemos que as questões teóricas e políticas que enfrentamos podem ter distinções importantes em relação a outros países, mas seu núcleo duro é a luta do proletariado contra a burguesia, como é no mundo inteiro. Afinal, é no Manifesto Comunista que Marx e Engels já observam que a revolução é nacional em sua forma, mas internacional em seu conteúdo. Que façamos isso também no front ideológico, não é mais do que nossa obrigação”.

As edições número 13 e 14 da RCI podem ser adquiridas com a militância do PCBR em todo o Brasil.