Aldeia Urbana: onde a luta ancestral encontra a periferia

Cristian Arapiun e Thaigon Arapiun criaram o podcast como uma forma revolucionária de comunicação indigena e periférica. O programa, em estilo mesacast, é transmitido ao vivo pelo canal no youtube “Aldeia Urbana” e fica disponível, gratuitamente, após a transmissão.

28 de Outubro de 2025 às 19h00

Dois jovens indígenas, estudantes de cinema da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFPA), no dia 12 de outubro estrearam o podcast Aldeia Urbana. Cristian Arapiun e Thaigon Arapiun criaram o podcast como uma forma revolucionária de comunicação indigena e periférica. O programa, em estilo mesacast, é transmitido ao vivo pelo canal no youtube “Aldeia Urbana” e fica disponível, gratuitamente, após a transmissão. A ideia para o podcast surgiu quando ambos ingressaram no início deste ano no curso de graduação em Cinema da UFPA, para que pudessem falar sobre suas vivências na luta pela sobrevivência dos povos indígenas e sua cultura.

No primeiro episódio, Thaigon e Cristian falam um pouco sobre as suas trajetórias na luta e sobre a vida nas periferias de Santarém e Belém, mostrando como a luta dos povos indígenas e periféricos ainda é desprezada e pouco divulgada pela mídia burguesa. Os apresentadores também contam com a participação de três convidados especiais: Jander Arapiun (comunicador indígena do CITA), Maike Kumaruara (professor de direito indígena na Ufopa) e Luana Kumaruara (professora da Ufopa). Eles falam sobre a sua luta e o que significa ser um indígena que mantém a sua cultura e luta pelo seu povo nas zonas urbanas do país.

O podcast traz uma abordagem diferente como forma de comunicação sobre e para com os povos indígenas, fazendo uma reflexão forte sobre resistência e dualidade entre ser indígena e viver na cidade. Como os próprios apresentadores falam no primeiro episódio “Aldeia indígena não é só um podcast, é comunicação indígena e ferramenta de luta”.

Siga a Aldeia Urbana nas redes sociais (@aldeiaurbana_) para acompanhar os episódios.